Quantidade de Páginas visitadas

PROJETO MOSTRA CIENTIFICA, ARTISTICA E CULTURAL 2016.
INFORMAÇÕES-MOSTRA CULTURAL

http://www.cscjardimconsolata.seed.pr.gov.br/uploads/bd492008-be94-4c94.jpg

http://www.cscjardimconsolata.seed.pr.gov.br/uploads/bd492008-bee6-bc86.jpg

PROJETO MOSTRA CIENTIFICA, ARTISTICA E CULTURAL.

OBJETIVO Através da integração dos diferentes componentes curriculares desenvolver um trabalho interdisciplinar para garantir uma maior interação entre os alunos, professores e a comunidade escolar como um todo. Esse trabalho possibilitará a interligação entre as diferentes areas do conhecimento, unindo-as para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado.é um espaco para estimular a investigação e a produção do conhecimento sistematizado e organizado historicamente.

A Mostra aconteceu nas dependencias do Colégio Estadual Jardim Consolata, no dia 26 de novembro de 2016.

ASSUNTOS ABORDADOS: Os trabalhos foram organizados por temas de relevância social e que envolvem pesquisas e muito debate, realizados durante o ano letivo. Em sua maioria, os assuntos pesquisados dizem respeito a temas e discussões da atualidade do cotidiano dos jovens e das famílias como drogas e dependẽncia química na adolescencia, habitos alimentares, DSTs, música, diversidade cultural, questões étnicos-raciais, juventude e tecnologia enbtre outros.


ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA O DIA: Foram expostos trabalhos cientificos, produzidos pelos alunos com o auxílio dos professores. Houve também a exibição de filmes e apresentações.

ENVOLVIDOS NO EVENTO: Toda a comunidade escolar, especificamente, professores, alunos e agentes educacionais.

IMPORTANCIA DO EVENTO: Com soluções criativas para diversos problemas cotidianos, as ideias desenvolvidas por estudantes do ensino fundamental e médio podem ser mais que uma simples vivência cultural. Entre uma experiencia e outra, os projetos criados pelos alunos podem fomentar o interesse pela ciencia, despertar a curiosidade e estimular o desenvolvimento de diversas habilidades.
“Quando incentivamos a criatividade, os alunos passam a descobrir do que eles gostam e quais são seus potenciais”. Essa criatividade é uma ótima oportunidade para desenvolver uma aplicação mais prática dos conceitos aprendidos na escola.

FOTOS: Evento realizado no ano de 2016.
DESTAQUE: Jornada de Foguetes - Alunos do Colégio Consolata vão representar Cascavel no Rio de Janeiro
Mateus Domingues Dias e Renan Stresser Camargo, ambos com 16 anos, vão representar Cascavel na “V Jornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)”, de 28 a 31 de outubro, no Hotel Fazenda Ribeirão, município de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.



Os dois são alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Consolata, mas como receberam apoio pedagógico e orientação das professoras Claudete Carmo Pereira Monteiro e Roseli Scheffer do Colégio Estadual Itagiba Fortunato, eles participarão da jornada representando o Colégio Itagiba, inscrito no evento.



A participação de Mateus e Renan na jornada foi garantida depois que eles obtiveram o maior alcance de lançamento do foguete, que eles projetaram, na “VII Mostra Brasileira de Foguetes ( VII MOBFOG)”, a qual fez parte das atividades da OBA e envolveu os alunos Ensino Fundamental e Ensino Médio.



Na quinta-feira (19), o chefe do Núcleo Regional da Educação (NRE), professor Vander Piaia, recepcionou os alunos e as professoras orientadoras. Mateus e Renan trouxeram o foguete que eles projetaram e apresentaram ao chefe. “Parabenizo e admiro a dedicação destes alunos e a confiança e o apoio que as professoras depositaram neles. Ações como essa incentivam a busca pelo conhecimento e valorizam os nossos educandos e as nossas escolas”, disse Piaia.Alunos serão os únicos a representar CascavelMateus e Renan apresentaram foguete que utilizarão na jornada, em outubro



“Recebemos apoio dos professores, em especial da professora Roseli, que sempre nos motivou para participarmos de eventos científicos. Nos sentimos privilegiados de poder apresentar o nosso trabalho”, contou Renan.



O aluno Mateus afirmou ter ficado feliz pela conquista. “Quando recebemos a notícia de que iríamos para a jornada de foguetes, fiquei contente. Esta é uma recompensa por tando esforço e dedicação”, falou.



Para a professora Claudete, impossível é algo que nunca alguém tenta fazer. “O Brasil precisa, urgentemente, de centros de produção tecnológica e de pesquisadores. Penso que o incentivo à pesquisa deve ser iniciada no Ensino Fundamental, com percepção e direcionamento dos alunos para as respectivas áreas de pesquisa por professores extremamente capacitados e com escolas equipadas no desenvolvimento de tecnologia de ponta”, opinou a professora.
Frase
Colégio Jardim Consolata







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito